Exame Toxicológico

Separador
Exame Toxicológico Admissional

Seguindo as determinações da Lei 13.103, também conhecida como Lei do Caminhoneiro, o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), em 2015, tornou obrigatória a realização de exame toxicológico admissional para motoristas profissionais de transporte de cargas e de passageiros. A medida, que consta nos parágrafos 6 e 7 do artigo 168 da CLT, exige que transportadoras, cooperativas ou qualquer empresa de transporte rodoviário de carga ou de passageiros submetam motoristas profissionais ao exame toxicológico antes mesmo da admissão.

A legislação de trânsito e de trabalho entraram em vigor em 2015 com objetivo de aumentar a segurança e diminuir os casos de mortes e acidentes nas rodoviárias brasileira, já que constatou que grande parte dos acidentes ocorridos na maioria das vezes estavam sob efeito de alguma droga psicoativa, que compromete a capacidade de direção.

Desta forma o exame toxicológico é uma forma de assegurar sua capacidade de direção com base no exame. O exame toxicológico tem a detecção que consegue captar drogas ilícitas consumidas em 90 até 180 dias anterior a sua coleta.

• Drogas identificadas no exame toxicológico

1. Anfetamínicos e Estimulantes
2. Canabinoides
3. Cocaínicos
4. Metanfetaminas
5. Opiáceos

• Dentro destes 05 grupos tem seu metabólito que são:

1. Anafetamínicos e estimulante: Anfepramona, Anfetamina, Femprorex e Mazindol
2. Canabinoides: Carboxy THC (thc-cooh) e THC
3. Cocaínicos: Aeme, Benzoilecgonina, Cocaetileno, Cocaína e Norcocaina
4. Metanfetaminas: MDA, MDEA, MDMA e Metanfetamina
5. Opiáceos: 6-Acetil morfina, Codeína, heroína e morfina

No exame não são pesquisadas bebidas alcoólicas, anabolizantes ou qualquer substância semelhante. Somente detectas as drogas ilícitas que são consideradas comprometedoras da concentração e direção do condutor, seja de cargas ou passageiros.

• Preparação do exame Toxicológico:

O exame é feito por pelo (cabelo do couro da cabeça, pelo das axilas, pelos da perna ou braços e pelos do peitoral) o tamanho do fio precisa conter 3 a 4 cm de altura.

• Não pode estar com creme corporal
• Gel ou pomada de cabelo
• Não pode passar desodorante (aerossol, creme ou Roll-on).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Consultoria e Assessoria

Atuamos em Todas as Fases de Implantação de Empreendimentos de Engenharia. Na Opus Brasil, estamos presentes em todas as etapas do processo de implantação de empreendimentos de engenharia.

Nosso foco é garantir eficiência em cada fase, proporcionando redução de custos, aceleração do cronograma e minimização de erros. Com nossa expertise, ajudamos a otimizar os recursos e a evitar retrabalhos, assegurando a entrega do projeto com qualidade e dentro dos prazos estipulados.