Consultoria e Implantação de eSocial

Separador
Consultoria e Implantação de eSocial

Empregadores, produtores rurais, autônomos e entidades sem fins lucrativos do Simples Nacional (incluindo o MEI) agora estão obrigados a cumprir o e-Social. No entanto, muitos desses profissionais ainda não sabem o que é o e-Social e como sua implementação mudará.

O que é o e-Social

O e-Social, sistema digital de registro de impostos, previdência e obrigações trabalhistas, implantado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 8.373/2014, que envia informações relativas aos trabalhadores de forma uniforme em todo o país. Esses dados referem-se a contribuições trabalhistas e previdenciárias, folha de pagamento, relatórios de acidentes, avisos prévios, avenças fiscais e saúde e segurança ocupacional.

Nesse ambiente, todas as informações serão enviadas e cruzadas imediatamente para melhor compreensão das inconsistências que podem levar a diversas penalidades para os declarantes. Isso tornará o processo dentro da empresa mais transparente, rápido e simples.

Como é o e-Social na prática?

O e-Social envia regularmente dados digitalmente para a plataforma, que é enviada para um banco de dados administrado pelo governo.

Essa unificação será uma vantagem, pois o novo procedimento substituirá a necessidade de envio de informações em vários formatos para diferentes órgãos.

Vale ressaltar que o e-Social é apenas uma nova forma de as empresas enviarem informações e não altera, cria ou suprime quaisquer obrigações trabalhistas. Segundo o governo federal, essa é uma prática que visa garantir mais transparência nos dados enviados ao governo federal para reduzir o índice de sonegação de impostos

Quais são os benefícios do e-Social para a empresa?

O e-Social simplifica o processo de envio de dados, além de subsidiar a geração de boletos de recolhimento de FGTS e outros impostos, reduzindo erros de cálculo.

Outra vantagem é a segurança jurídica da plataforma, pois garante um ambiente de trabalho que beneficia a todos, principalmente as empresas que seguem a lei.

Muitas operações demoradas são substituídas por sistemas padrão que permitem às empresas reduzir os custos e o tempo necessário para executar essas tarefas.

Além disso, esse novo sistema traz outras vantagens, como:

  • Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado;
  • Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos.
  • Integração de processos;

Quais são os benefícios para os trabalhadores?

As informações registradas em seus contratos de trabalho são mais transparentes para garantir a efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários. Portanto, serão inseridos todos os dados relacionados aos pagamentos, como suas condições de trabalho, as características do local de suas atividades e os riscos que enfrentam.

QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES REUNIDAS NO E-SOCIAL?

Os empregadores passam a comunicar ao Governo, por meio desse novo sistema, 15 obrigações. Confira abaixo:

  • GPS – Guia da Previdência Social
  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT.
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
  • Folha de pagamento.
  • LRE – Livro de Registro de Empregados
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
  • CD – Comunicação de Dispensa
  • QHT – Quadro de Horário de Trabalho
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
  • MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
  • GRF – Guia de Recolhimento do FGTS

E-SOCIAL PARA O EMPREGADOR DOMÉSTICO

Está disponível, desde 2015, o Módulo Empregador Doméstico do e-Social, uma ferramenta que possibilita o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS para os empregadores domésticos.

No momento de realizar o registro de um funcionário, o empregador deve identificar se há divergências associado ao mesmo, através da ferramenta de Consulta Qualificação Cadastral, para evitar problemas futuros, pois, o sistema vai indicar se há algum erro e irá encaminhar para o procedimento de correção.

ATENÇÃO AOS PRAZOS DO E-SOCIAL

As informações devem ser enviadas pelos empregadores respeitando a data limite de envio, pois com o sistema unificado, a fiscalização será mais ágil em torno desse sistema. Por isso, o cuidado com os prazos, devem ser redobrados.

Caso, as empresas não enviem os dados solicitados, estarão sujeitas a aplicação de multas e penalidades. Como o pagamento de R$ 402,53 a R$ 805,06 que deverão ser pagos pelo empregador que não informou a admissão de um funcionário até um dia antes do início do trabalho. E no caso de reincidência, o valor poderá ser dobrado.

O IMPACTO DO E-SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A rotina dos profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional também será afetada, já que com o novo sistema, passaram a enviar todas as informações para o Ministério do Trabalho, Receita Federal e INSS. Além disso, também receberão periodicamente informativos sobre os funcionários que possuem direito à insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial e suas justificativas técnica.

Com esse novo sistema, sem dúvidas vão acarretar muitas mudanças e maior atenção por parte dos empregadores, mas em contrapartida vai tornar os processos nas empresas mais transparentes.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Consultoria e Assessoria

Atuamos em Todas as Fases de Implantação de Empreendimentos de Engenharia. Na Opus Brasil, estamos presentes em todas as etapas do processo de implantação de empreendimentos de engenharia.

Nosso foco é garantir eficiência em cada fase, proporcionando redução de custos, aceleração do cronograma e minimização de erros. Com nossa expertise, ajudamos a otimizar os recursos e a evitar retrabalhos, assegurando a entrega do projeto com qualidade e dentro dos prazos estipulados.