e-Social – Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Separador
e-Social

Começou a valer obrigatoriedade de adesão ao e-Social para empregadores do Simples Nacional (incluindo MEI), produtor rural, empregadores de pessoa física e entidades sem fins lucrativos. Entretanto, muitos destes profissionais, ainda não sabem o que é o e-Social e o que vai mudar com a sua implementação.

A tecnologia faz parte do dia a dia, sempre em constante evolução. Por isso que as dinâmicas que envolvem a sociedade precisam acompanhar estas transformações. E esse sistema faz parte dessa mudança.

• O QUE É?

O e-Social é um sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas implementado pelo Governo Federal a partir do Decreto nº 8373/2014, que vai unificar o envio de informações relativas aos trabalhadores de todo o país. São dados que se referem a contribuições previdenciárias trabalhistas, folha de pagamento, comunicação de acidente de trabalho, aviso prévio, escrituras fiscais, abrangendo também a Segurança e saúde do Trabalho.

A OPUS BRASIL, faz através do seu software de gestão e equipe técnica, realiza toda a estruturação para a sua empresa com o cadastramento do colaborador, elaboração do PGR e LTCAT , sendo está a base de dados , para o envio do E-SOCIAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO , que são os eventos S2210 – acidente de trabalho CAT , evento S2220 – monitoramento de saúde do trabalhador (analises clinicas) e o evento S2240 – condições ambientais do trabalho (agente nocivos). Nesse ambiente virtual, todas as informações serão enviadas e cruzadas instantaneamente, para melhor percepção de incoerências que poderão gerar várias penalidades aos declarantes. Assim tornará os processos dentro das empresas mais transparentes, rápidos e menos complicados.

• ATENÇÃO AOS PRAZOS DO E-SOCIAL

As informações devem ser enviadas pelos empregadores respeitando a data limite de envio, pois com o sistema unificado, a fiscalização será mais ágil em torno desse sistema. Por isso, o cuidado com os prazos, devem ser redobrados.

Caso, as empresas não enviem os dados solicitados, estarão sujeitas a aplicação de multas e penalidades. Como o pagamento de R$ 402,53 a R$ 805,06 que deverão ser pagos pelo empregador que não informou a admissão de um funcionário até um dia antes do início do trabalho. E no caso de reincidência, o valor poderá ser dobrado.

• O IMPACTO DO E-SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A rotina dos profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional também será afetada, já que com o novo sistema, passaram a enviar todas as informações para o Ministério do Trabalho, Receita Federal e INSS. Além disso, também receberão periodicamente informativos sobre os funcionários que possuem direito à insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial e suas justificativas técnica.

Com esse novo sistema, sem dúvidas vão acarretar muitas mudanças e maior atenção por parte dos empregadores, mas em contrapartida vai tornar os processos nas empresas mais transparentes.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Consultoria e Assessoria

Atuamos em Todas as Fases de Implantação de Empreendimentos de Engenharia. Na Opus Brasil, estamos presentes em todas as etapas do processo de implantação de empreendimentos de engenharia.

Nosso foco é garantir eficiência em cada fase, proporcionando redução de custos, aceleração do cronograma e minimização de erros. Com nossa expertise, ajudamos a otimizar os recursos e a evitar retrabalhos, assegurando a entrega do projeto com qualidade e dentro dos prazos estipulados.