CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

Separador
Emissão de Licenciamento Ambiental CADRI

Emissão de Licenciamento Ambiental CADRI

CADRI é o acrônimo para Certificado de Transferência de Resíduos de Interesse Ambiental, que é emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que é responsável por verificar a entrega de resíduos de interesse ambiental ao destino correto para reprocessamento, armazenamento, tratamento e disposição final.

Essa licença ambiental é exclusiva do Estado de São Paulo e é parte de uma série de instrumentos e documentos, contribuindo para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Lei Estadual 12.300/2006 e pela Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecida pela Lei Federal 13.305/2010.

Os resíduos são divididos em duas classes, de acordo com a NBR 10.004:

• Resíduos Classe I – Resíduos Perigosos

Essa classe de resíduo representam um risco para a saúde pública ou para o meio ambiente, podendo ser inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos ou patogênicos.

• Resíduos Classe II A – Resíduos não Inertes

Podem ser biodegradáveis, inflamáveis ​​ou solúveis em água. Não são classificados como Classe I, mas são classificados como Classe A Não Inerte ou Classe B Inerte.

O tempo estimado para o processo de análise da CETESB e emissão do CADRI é de 30 a 60 dias após a entrega dos documentos. É importante ressaltar a responsabilidade ambiental compartilhada, com as empresas envolvidas assumindo a responsabilidade pelos resíduos desde a geração até a disposição final.

Portanto, apenas o CADRI não é suficiente para garantir a conformidade, pois o transportador e o destino final, além do gerador, devem estar alinhados para atender adequadamente as normas ambientais vigentes.

• SIGOR (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos)

A ferramenta foi instituída em 05 de junho de 2014 pelo Decreto Estadual nº 60.520 como ferramenta para gestão de resíduos no Estado de São Paulo.

O SIGOR tem dois objetivos, ajudar a monitorar a gestão dos resíduos sólidos desde a geração até a destinação final, incluindo transporte e destinos intermediários, e facilitar a gestão das informações de fluxo de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

Adicionalmente, o SIGOR permitirá o registro, controlo e acesso à informação dos planos de gestão de resíduos sólidos, sistemas de reporte anual e inventários Estadual de resíduos.

• SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos)

É uma das ferramentas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) da Lei nº 3. 12.305, em que se realizou a coleta, integração, sistematização e disponibilização de dados operacionais e a implantação de planos de gestão de resíduos sólidos. Com isso, estados, distritos federais e municípios podem fornecer anualmente todas as informações referentes aos resíduos sólidos efetivamente gerados, permitindo o acompanhamento da evolução da gestão dos resíduos por geografia, resultando em um diagnóstico mais transparente da situação de resíduos. no país

Entre todos estes registros que o SINIR tem de fazer, as empresas precisam de incluir a lista de expedição de resíduos na sua lista de responsabilidades, que passa a ser obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2021.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Consultoria e Assessoria

Atuamos em Todas as Fases de Implantação de Empreendimentos de Engenharia. Na Opus Brasil, estamos presentes em todas as etapas do processo de implantação de empreendimentos de engenharia.

Nosso foco é garantir eficiência em cada fase, proporcionando redução de custos, aceleração do cronograma e minimização de erros. Com nossa expertise, ajudamos a otimizar os recursos e a evitar retrabalhos, assegurando a entrega do projeto com qualidade e dentro dos prazos estipulados.