Programa de Gerenciamento de Riscos / PGR

Separador
Programa de Gerenciamento de Riscos

Como o nome sugere, um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é direcionado para uma organização que adota o gerenciamento de riscos que existem no local de trabalho dos funcionários. Em termos de segurança do trabalho, os riscos ambientais são: risco físico, risco químico, risco biológico, risco ergonômico e risco de acidente.

O plano deve ser baseado nos conceitos de gerenciamento e minimização de riscos e ação contra o que pode ser uma ameaça.

Objetivo do Programa de Gerenciamento de Riscos

O principal objetivo do programa é prevenir, ou seja, evitar a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a vida dos colaboradores, da propriedade privada e do meio ambiente, ou seja, os acidentes onde o programa é projetado para estar acima da gestão, utilizando tecnologia eficaz que não permite a possibilidade de um acidente.

Para isso, o PGR precisa ser construído dentro de um escopo que inclua os requisitos necessários para prevenir possíveis incidentes ambientais, porém, em caso de incidente ambiental, é necessário adotar requisitos que indiquem medidas para minimizar os danos, ou seja, seus danos. Efeitos a curto, médio e longo prazo.

Quando um ou mais riscos existem em um ambiente de trabalho, o primeiro processo a seguir é identificar esse risco, apontar, saber exatamente qual é o risco e, segundo, realizar uma avaliação cuidadosa do risco: terceiro, se o risco não pode ser eliminado, é necessário controlar o risco, ou seja, em nenhum momento um risco existente pode se tornar uma ameaça sem controle ou monitoramento.

Quando se há a existência de um ou mais riscos em um ambiente laboral, o processo a ser seguido em primeiro lugar é, identificar esse risco, apontar, saber exatamente qual o risco que se trata, segundo, realizar uma avaliação criteriosa a respeito do mesmo, para assim poder ser tomada as atitudes corretas em relação ao risco e terceiro, se não for possível eliminá-lo, é necessário realizar o controle desse risco, ou seja, em momento algum, o risco existente torna-se uma ameaça sem controle ou monitoramento.

Redução ou minimização de riscos

O risco pode ser minimizado ou reduzido, a partir dos requisitos definidos como a implementação em caso de emergência, que é um parâmetro de boas práticas de emergência, colocando em prática medidas preventivas.

Qualquer preocupação não é muito pequena, então se uma empresa tem um risco maior ou um grau de risco maior, ela deve adotar um PGR baseado na CETESB P4.261.

• Método de tomada de decisão;
• Estudo de análise de risco e PGR;
• Termos de referência para elaboração de estudo de análise de risco;
• Critérios de tolerabilidade;
• Termos de referência para elaboração de PGR.

Porém um PGR não se resume a tratativa legal, é necessário levar todos os pontos em consideração e contar com todos os requisitos que possam de alguma forma contribuir com a prevenção e segurança das atividades, para eliminar ou minimizar riscos, afim de promover a qualidade de vida no trabalho, bem como um serviço ou produto de confiabilidade e credibilidade.

Portanto, seja qual for a medida, sendo de cunho preventivo, adote-a, não só no ambiente de trabalho, mas em qualquer lugar que estiver inserido, a informação, conhecimento, trabalho e atitude, pois pode salvar vidas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Consultoria e Assessoria

Atuamos em Todas as Fases de Implantação de Empreendimentos de Engenharia. Na Opus Brasil, estamos presentes em todas as etapas do processo de implantação de empreendimentos de engenharia.

Nosso foco é garantir eficiência em cada fase, proporcionando redução de custos, aceleração do cronograma e minimização de erros. Com nossa expertise, ajudamos a otimizar os recursos e a evitar retrabalhos, assegurando a entrega do projeto com qualidade e dentro dos prazos estipulados.